Select Page

 Se pretende vender o seu imóvel, conheça o método que poderá impulsionar a venda do mesmo. Sucintamente, o Home Stanging é um conjunto de técnicas de preparação do imóvel para a entrada no mercado imobiliário, possibilitando-lhe uma venda mais rápida e por melhor preço. O mesmo está assente em 3 pilares fundamentais: estratégias de marketing, design de interiores, e conhecimento do mercado imobiliário. 

Já usada nos Estados Unidos desde os anos 70, do século passado, rapidamente se difundiu pela Europa. Em Portugal, apenas nos últimos anos se começou a falar do conceito, mas parece já ter encantado o mercado imobiliário nacional, sobretudo nos grandes centros. O Home Staging veio para ficar e é, sem dúvidas, uma técnica de marketing imobiliário que amplia o potencial do imóvel, influenciando grandemente o sucesso da sua venda. 

As técnicas de Home Stanging têm como objetivo tornar o imóvel mais apelativo (de acordo com padrões universais de design de interiores), potenciando o interesse do maior número possível de compradores, eliminando os aspetos negativos e deixando sobressair os positivos. É possível, através desta técnica, melhorar o aspeto do seu imóvel, fazendo com que se destaque de outros imóveis também à venda, com características idênticas, o que resultará numa valorização do mesmo, permitindo que o venda mais rapidamente e por um valor superior. 

Na grande maioria das situações, aplicar o Home Staging não pressupõe um grande investimento. Por vezes basta dedicarmos o nosso tempo, e uma grande dose de boa vontade. Habitualmente são suficientes pequenas intervenções, como uma simples limpeza e arrumação da casa. Noutros casos impõe-se uma rigorosa separação de objetos acumulados, de forma a tornar o espaço mais organizado e até aparentemente maior. Um projeto de Home Stanging mais complexo poderá implicar pequenas obras/reparações, mudança de mobiliário, e/ou alterações a nível da iluminação. Mas cada casa é um caso, e as intervenções variam de imóvel para imóvel. 

Quando pensa em colocar a sua casa à venda deve tentar colocar-se no lugar do comprador. Usualmente, a compra de um imóvel tem uma grande vertente emocional. Quem vai comprar uma casa para viver, só o fará se na primeira impressão se sentir confortável no espaço, e se conseguir imaginar-se a passar ali bons momentos. Será difícil que essas emoções aconteçam num ambiente sujo e desorganizado! 

Então, mãos à obra: 

1. Limpe e corrija falhas 

Faça uma limpeza a fundo, eliminando manchas e riscos de paredes e móveis. Podem parecer pormenores sem importância, mas acredite se o comprador encontrar uma mancha numa parede vai fixar-se nela e tentar negociar o valor por baixo. 

2. Organize os espaços 

Para a realização de fotos e vídeo, mas também para as visitas, mantenha a sua casa arrumada. Guarde revistas, papéis, brinquedos, frascos, tudo o que cause a típica desorganização de todas as casas. Para além de uma casa arrumada ser um espaço mais agradável, a arrumação passa também uma sensação de maior amplitude das divisões, bem como de um espaço bem aproveitado. 

3. Despersonalize 

Lembre-se que está a vender a casa, não os seus pertences. Preparar a casa para venda requer que a mesma deixe de refletir a sua vida privada e os seus gostos pessoais. O Home Staging deve contribuir para que o seu imóvel seja o mais neutro possível, tornando-o próximo de uma “tela em branco”, na qual o futuro proprietário terá a possibilidade de imaginar como “desenharia a sua tela”, sem estar influenciado pelos seus gostos pessoais. 

4. Atenção às cores 

A pintura pode ser essencial na hora de vender a casa. As cores têm o poder de mudar radicalmente a aparência de um espaço, influenciando a perceção do tamanho e a luminosidade do mesmo. Os profissionais de Home Staging aconselham o uso de cores neutras e claras que, além de intemporais, ajudam a ampliar visualmente o espaço. 

5. Crie experiências positivas e espaços estratégicos 

Os pormenores contam! Tente criar zonas que transmitam calma e relaxamento, como por exemplo, um cantinho de leitura na sala ou no quarto. A lareira acesa (no Inverno) funciona também como um pormenor aconchegante, pelo contrário no verão tente potenciar o espaço exterior com decoração adequada. Atenção aos odores, odores fortes e desagradáveis devem ser totalmente eliminados. 

6. Modernize alguns elementos da decoração 

A substituição de candeeiros, móveis, torneiras, etc pode ser necessária. Alguns objetos mais antigos podem evidenciar a idade do imóvel de forma negativa, fazendo com que gerem dúvidas no comprador relativamente ao estado de conservação do mesmo. 

Sejam elas simples ou complexas, é indiscutível que as intervenções de Home Stanging terão um impacto positivo, atraindo um grande número de potenciais compradores, uma vez que a intervenção não será visível apenas nos momentos das visitas, mas também nas fotografias e vídeo realizados para efetuar o anúncio da venda. 

Quer vender a sua casa e aplicar este método? Contacte-nos, oferecemos este serviço sem ter de investir 😉 Veja como pode vender a sua casa connosco.

%d bloggers like this: